terça-feira, 7 de setembro de 2010

Linha do tempo - segunda aula

*Vanessa Lazzaretti
Aula do dia 20.08

Seguindo a linha do tempo iniciada na aula anterior, partimos para o século XX e discorremos sobre diversos assuntos, tais como o surgimento do Rádio (1922) e da TV (1930 – popularização apartir de 1950), que são os principais veículos de comunicação de massa, juntamente com os jornais.

Com a chegada desses veículos de massa, a cultura popular, que era considerada pobre até então, começou a ganhar destaque e mostrar seu valor. Ocorreu então um encontro entre as duas culturas predominantes, a popular e a erudita, que gerou uma cultura híbrida, chamada cultura das mídias.

A comunicação de massa, que proporcionou esse encontro, tem a particularidade de atingir grande quantidade de receptores ao mesmo tempo, partindo de um único emissor. É baseada em algumas características que nem sempre são positivas. Por exemplo, um programa de televisão é apresentado em determinado horário. Se o espectador não conseguir vê-lo nesse horário, possivelmente não consiga vê-lo mais tarde. Eis duas das características da comunicação de massa : é limitada e finita.Outra característica é a linearidade, ou seja, todos os programas ou séries apresentados nesses veículos têm começo, meio e fim bem definidos.

A partir de 1970, outras inovações tecnologias começaram a surgir no mercado da comunicação. O microprocessador é um exemplo. Desde então uma nova linguagem vem se desenvolvendo para um entendimento desse mundo virtual que se criou : a linguagem digital. 

Esse “novo sistema” criado pelo desenvolvimento das tecnologias comunicacionais digitais apresenta a Internert como sua principal plataforma de informações ,mas não pode ser considerado um veículo de comunicação de massa, porque apresenta características contrárias a tal.

Enquanto a comunicação de massa é limitada, finita, centralizada e linear, a comunicação digital é ilimitada, infinita, não linear e descentralizada. Além disso, não atinge a grande quantidade de receptores ao mesmo tempo e apresenta a possibilidade de voltar para as informações lançadas sempre que necessário, pois estas estarão pra sempre na rede.

O desenvolvimento desses sistemas digitais e da Internet, como plataforma de informações, está gerando uma convergência de suportes (meio físico que comporta a informação). Assim, todos os veículos estão agrupando dentro da Internet, formando o sistema multimídia.

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